Foto por: Renata Neves - Seplan
As ações da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) serão integradas ao mapeamento estratégico do Estado, que está em fase de elaboração pela equipe técnica do governo.
Nesta terça-feira (10.02), o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, se reuniu com a reitora Ana Maria Di Renzo, com o vice-reitor, Ariel Lopes Torres, e representantes das pró-reitorias para dar início à construção de um planejamento que contribua para a melhoria da infraestrutura e da qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade.
Durante a reunião, Ana Maria apresentou os trabalhos desenvolvidos pela instituição e solicitou a liberação de convênios firmados com o Governo Federal que dependem de contrapartida do Estado, além de autorização para execução de obras que já haviam sido licitadas.
Conforme a reitora, desde 2013 a Unemat vem registrando grande crescimento com a criação de novos campi e cursos em todo o Estado. Atualmente a instituição conta com 13 unidades. “Houve um forte investimento em qualificação, mas isso também demanda mais estrutura”, ponderou. Para alcançar melhores resultados, o corte de gastos, segundo ela, tem sido fundamental. “Estamos ‘ajustando a casa’”, completou.
O secretário Marco Marrafon afirmou que o Governo do Estado atuará de forma integrada com a Universidade e ressaltou o compromisso do governador Pedro Taques de transformar a educação de Mato Grosso em referência para todo o país. “Estaremos sempre à disposição para dialogar e buscar as melhores soluções para os problemas. Educação é prioridade, por isso dedicaremos atenção especial a essa área”, disse.
Ana Maria Di Renzo agradeceu a atenção. “Esse diálogo é muito importante, afinal, temos todos o mesmo interesse: garantir educação de qualidade para as pessoas”.
Novo modelo de gestão
As ações a serem desenvolvidas pela Unemat nos próximos quatro anos serão definidas no dia 19 de fevereiro, durante oficina que irá debater o eixo “Educar para transformar e emancipar o cidadão”, previsto no plano do governo Pedro Taques.
As oficinas são realizadas pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e marcam o início do mapeamento estratégico do Estado. Constituem ainda o primeiro passo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governador Pedro Taques perante a sociedade.