Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!
APRESENTAÇÃO
O Curso de Licenciatura em Matemática atualmente ofertado pela UNEMAT/DEAD no Polo UAB de São Felix do Araguaia confere aos acadêmicos o grau de Licenciado em Matemática, podendo atuar no Ensino Fundamental, Médio e Ensino Superior.
A sua oferta em 2017/02 contou com o numero de 50 vagas que foram preenchidas por discentes de 8 municípios, sendo eles: Alto Boa Vista; Canarana; Luciara; Novo Santo Antônio; Porto Alegra do Norte; Santa Terezinha; São Felix do Araguaia e Serra Dourada. Um número expressivo de municípios da microrregião Norte Araguaia.
A metodologia de atuação dos coordenares, professores e equipe DEAD são direcionas pelos princípios fundamentais do cursos, que tem como missão “Graduar educadores matemáticos capacitados para exercer, com criticidade, a docência em todos os níveis e para realizar esta tarefa, o curso promove uma integração permanente e contínua entre teoria e prática através de uma orientação que garanta o acesso universal ao conhecimento produzido, ao desenvolvimento social e à melhoria da qualidade de vida.”
O curso é idealizado com carga horária de 3080 horas e integralização em 8 semestres no formato modular a distância, podendo ser prorrogado por até 10 semestre pela UAB e chegando até 12 semestre pela UNEMAT. Dentre as 3080 horas destacamos as 360 horas com disciplinas de Formação Geral e Humanística, 1920 horas com disciplinas de Formação Específica Profissional, Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso, 600 horas com disciplinas de Formação Complementar e Eletivas, além de 200 horas com Atividades Complementares. Segue a Matriz Sugerida.
Legenda: T = Créditos Teóricos, P= Créditos Práticos, L= Créditos de Laboratório e C= Créditos de Campo.
Cada crédito é equivalente a 15 hora/aula.
1ª SEMESTRE |
||||||
Disciplinas |
CH(h) |
T |
P |
L |
C |
Disciplina de pré-requisito |
Fundamentos da Matemática I |
90 |
2 |
2 |
2 |
0 |
- |
Geometria Euclidiana Plana |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
- |
Fundamentos da Matemática II |
90 |
2 |
2 |
2 |
0 |
- |
Sociologia da Educação |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
- |
Eletiva I |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
- |
Total |
360 |
12 |
8 |
4 |
0 |
- |
2ª SEMESTRE |
||||||
Disciplinas |
CH(h) |
T |
P |
L |
C |
Disciplina de pré-requisito |
Geometria Analítica e Vetores |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
Geometria Euclidiana Plana |
Introdução à Álgebra Linear |
60 |
2 |
0 |
2 |
0 |
- |
Geometria Euclidiana Espacial |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
Geometria Euclidiana Plana |
Filosofia da Ciência |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
- |
Produção de Texto e Leitura |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
- |
TIC’s e Educação Matemática |
60 |
2 |
0 |
2 |
0 |
- |
Total |
360 |
20 |
0 |
4 |
0 |
- |
3ª SEMESTRE |
||||||
Disciplinas |
CH(h) |
T |
P |
L |
C |
Disciplina de pré-requisito |
Cálculo Diferencial e Integral 1 |
90 |
4 |
2 |
0 |
0 |
Fundamentos da Matemática II e Geometria Analítica e Vetores |
Desenho Geométrico |
60 |
2 |
|
2 |
0 |
Geometria Euclidiana Plana |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
- |
Psicologia da Educação |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
- |
Estruturas Algébricas I |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
Introdução à Álgebra Linear |
Eletiva II |
60 |
1 |
3 |
0 |
0 |
- |
Total |
390 |
15 |
9 |
2 |
0 |
- |
4ª SEMESTRE |
||||||
Disciplinas |
CH(h) |
T |
P |
L |
C |
Disciplina de pré-requisito |
Cálculo Diferencial e Integral II |
90 |
4 |
2 |
0 |
0 |
Cálculo Diferencial e Integral 1 |
Tendência em Educação Matemática |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
- |
Estatística |
60 |
2 |
0 |
2 |
|
- |
Estruturas Algébricas II |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
Estruturas Algébricas I |
Didática da Matemática |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
- |
Total |
330 |
16 |
4 |
2 |
0 |
- |
5ª SEMESTRE |
||||||
Disciplinas |
CH(h) |
T |
P |
L |
C |
Disciplina de pré-requisito |
Cálculo Diferencial e Integral III |
90 |
4 |
2 |
0 |
0 |
Cálculo Diferencial e Integral II |
Pesquisa em Educação Matemática |
30 |
0 |
2 |
0 |
0 |
Tendência em Educação Matemática |
Física Geral I |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
- |
Laboratório de Física I |
30 |
0 |
0 |
2 |
0 |
- |
Álgebra Linear |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
Introdução à Álgebra Linear |
Estágio Supervisionado |
60 |
2 |
0 |
0 |
2 |
Didática da Matemática |
Total |
330 |
12 |
6 |
2 |
2 |
- |
6ª SEMESTRE |
||||||
Disciplinas |
CH(h) |
T |
P |
L |
C |
Disciplina de pré-requisito |
Introdução à Análise |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
Cálculo Diferencial e Integral III |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
Pesquisa em Educação Matemática |
Física Geral II |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
Física Geral I |
Laboratório de Física II |
30 |
0 |
0 |
2 |
0 |
Laboratório de Física I |
Prática da Educação Matemática I |
60 |
1 |
3 |
0 |
0 |
Didática da Matemática |
Estágio Supervisionado II |
120 |
2 |
2 |
0 |
4 |
Estágio Supervisionado I |
Total |
390 |
11 |
9 |
2 |
4 |
- |
7ª SEMESTRE |
||||||
Disciplinas |
CH(h) |
T |
P |
L |
C |
Disciplina de pré-requisito |
Eletiva III |
60 |
1 |
3 |
0 |
0 |
- |
TCC II |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
TCC I |
Física Geral III |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
Física Geral II |
Laboratório de Física III |
30 |
0 |
0 |
2 |
0 |
Laboratório de Física II |
Prática do Ensino da Educação Matemática II |
60 |
1 |
3 |
0 |
0 |
Didática da Matemática |
Estágio Supervisionado III |
120 |
2 |
2 |
0 |
4 |
Estágio Supervisionado II |
Total |
330 |
8 |
12 |
2 |
4 |
- |
8ª SEMESTRE |
||||||
Disciplinas |
CH(h) |
T |
P |
L |
C |
Disciplina de pré-requisito |
Seminários de Educação Matemática |
30 |
0 |
2 |
0 |
0 |
TCC II |
Equações Diferenciais Ordinárias |
60 |
2 |
0 |
2 |
0 |
Cálculo Diferencial e Integral III |
Eletiva IV |
60 |
4 |
0 |
0 |
0 |
- |
Libras |
60 |
2 |
2 |
0 |
0 |
- |
Estágio Supervisionado IV |
120 |
1 |
2 |
0 |
5 |
Estágio Supervisionado III |
Total |
390 |
9 |
6 |
2 |
5 |
- |