LICENCIATURA EM HISTÓRIA
No curso de Licenciatura em História a prática pedagógica visa o protagonismo do Professor de História pautado em reflexões acerca de aspectos políticos, sociais e culturais da ação educativa, valorizando a experiência investigativa, articulando fontes históricas com o instrumental teórico. Com esse compromisso, o curso deve estimular o pensamento crítico e a autonomia intelectual, os princípios e valores éticos, reconhecendo e respeitando a diversidade e alteridade dos sujeitos sociais. Ao mesmo tempo, pressupõe o domínio das diversas concepções teórico-metodológicas que dão sustentação às categorias de análise, investigação e construção das relações sociais e históricas, assim como a compreensão dos conteúdos básicos dos distintos tempos históricos, visando a construção da prática pedagógica nos múltiplos espaços educacionais.
Nestes termos, a formação acadêmica no curso estará articulada com duas linhas de pesquisa nas quais atuam os professores. São elas:
A nova dinâmica impressa pela educação a distância está relacionada aos avanços científicos e tecnológicos da atualidade, cada vez mais necessária à democratização do ensino, constituindo-se em um importante instrumento de inserção de pessoas no universo digital, ampliando a capacidade dos brasileiros compartilharem conhecimentos e informações, inserindo-se como interlocutores nos cenários nacional e internacional, ao invés de meros usuários de tecnologias.
Esta proposta apresenta-se, portanto, como uma alternativa para suprir as necessidades diversificadas de formação docente inicial, qualificação e atualização profissional. A opção pela modalidade a distância sustenta-se no entendimento da complexidade do real vivido pelas populações apontadas, estabelecendo uma multiplicidade de ações simultâneas e num intenso processo de transformação, questionando a segmentação e dissociação entre os diferentes campos do saber.
Desta forma, o ensino a distância é a modalidade de formação acadêmica mais adequada para que as distintas populações, sobretudo as de Mato Grosso, sejam contempladas com ensino superior uma vez que as grandes distâncias geográficas, infraestrutura e outras dificuldades sejam superadas com o uso de tecnologias da informação no processo educacional.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O licenciado em História poderá atuar nos seguintes campos:
1. Prioritariamente no ensino de história e suas áreas conexas da educação básica;
2. Em instâncias não regulares de ensino, com programas de formação social para a cidadania e associações de classes e de moradores, entre outros segmentos sociais, capacitação de pessoal no campo empresarial, sindicatos e ONG's;
3. Na produção bibliográfica e de materiais de suporte para atividades didáticas e pedagógicas de ensino de História e áreas conexas como textos, livros, apostilas, vídeos, documentários, filmes, painéis, jogos, etc;
4. Na consultoria na área de História em projetos de atividades culturais, educacionais, religiosas, comunitárias, sindicais, não governamentais e outras que possuam elementos ligados a História e ao ensino;
5. Nas assessorias institucionais em diversas áreas, desenvolvendo projetos e programas referentes ao profissional de História para ações de caracterização, importância e preservação de fontes históricas e patrimônio histórico;
6. Em museus, arquivos públicos municipais e estaduais e de entidades privadas, lugares de memória, nos diversos campos do turismo, meios de comunicação, exposições, eventos e a colaboração no campo das artes (teatro, cinema, televisão), na elaboração de roteiros e/ou consultorias sobre cenários e outros elementos da produção artística.
O Curso de Licenciatura em História terá no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) semestres de duração, conforme a legislação pertinente.