Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

AULA PRESENCIAL E OFICINA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM SORRISO/MT

AULA PRESENCIAL E OFICINA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM SORRISO/MT


09/11/2017 11:52:00
Por Profª Waghma
Foto por: Tutoras Presenciais do Polo

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da DEAD vem realizando, ao longo do semestre letivo de 2017/2, aulas presenciais em articulação com oficinas pedagógicas cujo objetivo é ampliar os conhecimentos e desenvolver as habilidades necessárias do futuro pedagogo.

A aula presencial e a oficina pedagógica foram desenvolvidas nos dias 04 e 05 de novembro de 2017 pela Professora Mestre Waghma Fabiana Borges Rodrigues, a ação no Polo de Apoio Presencial de Sorriso contou com o fundamental apoio do Coordenador de Polo, Professor Welton Beraldo da Silva e das Tutoras Presenciais Elivaine Oliveira Guimarães Silva e Heloneide Alcântara Matos.

No primeiro dia às 19h iniciou-se a aula presencial com embasamento teórico para o desenvolvimento da oficina pedagógica sobre o tema “A Autoestima com a Escrita do Nome e a Importância de Contar Histórias na Educação Infantil”.

As referidas atividades tiveram por objetivo compreender como contar histórias, relacionando-a a uma atividade prática (a escrita do nome da criança e esse nome relacionado a uma história de super-herói), pode ajudar no desenvolvimento da criança, como a linguagem, o pensar, analisar, conversar (interação); ampliar o vocabulário; o hábito da leitura e da escrita.

Após o desenvolvimento da oficina, os acadêmicos apresentaram e contaram suas histórias a partir do nome próprio, essas apresentações foram regadas de várias emoções, desvelando sentimentos ocultos desde a sua infância, algumas histórias relacionadas ao afeto, porém, outras sobre o bullying praticado com o nome.

Esse momento foi profícuo abrindo espaço para a alegria e o prazer de desenvolver a atividade, na compreensão e interpretação de si prática, numa prática dialética com a realidade.

Percebemos que a fundamentação teórica aliada à prática pedagógica vem contribuindo para o despertar de um aprendizado e de uma consciência que o futuro pedagogo necessita para a sua prática pedagógica com o trabalho da autoestima da criança para o desenvolvimento de questões como o respeito ao próximo, o amor, o cuidar, enfim, o exercício da cidadania para uma sociedade mais democrática.

No dia 05 de novembro a partir das 8h iniciamos a reunião pedagógica com a apresentação sobre a equipe da Diretoria de Educação a Distância/Unemat, o curso de Licenciatura em Pedagogia, destacando no Projeto Pedagógico do Curso, o perfil do egresso, a matriz curricular e carga horária, a política de estágio, do trabalho de conclusão de curso, de avaliação, recuperação, repercurso e de atividades complementares.

Também foram tratadas questões relacionadas ao curso, como a organização do semestre, calendário acadêmico, editais de seleção dos profissionais, função de tutoria presencial, a articulação de web-conferência como aula para sanar as possíveis dúvidas.

Foi destacado sobre a importância da frequência do acadêmico no polo e de que maneira se pode inspirar uma ambiência acadêmica, bem como a relação universidade e comunidade.

Nessa oportunidade foi possível esclarecimento sobre a Normatização Acadêmica nº 054/2011 – CONEPE, que versa sobre os processos de matrícula, rematrícula e transferência e sobre o direito ao regime domiciliar. E esclarecidas as dúvidas dos acadêmicos em relação ao semestre letivo e a vida acadêmica.

Consideramos este momento presencial privilegiado e de sucesso por envolver mais de 80% dos acadêmicos da Turma de Pedagogia de 2017/2 do Polo de Sorriso.

 

Profª Waghma Fabiana Borges Rodrigues





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: NTI/DEAD