Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

Licenciatura em Física

Apresentação


ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO LICENCIADO EM FÍSICA

A Física é a ciência que estuda a natureza, a matéria e a energia em busca de respostas e descobertas que possam ser úteis para a coletividade. Devemos a Física grande parte das descobertas e invenções que fizeram e fazem o mundo atual funcionar. O papel do Físico é baseado no conhecimento e experiências anteriores, através do planejamento, da pesquisa e da descoberta, colhendo assim resultados inéditos.

O licenciado em Física é autorizado pela legislação brasileira a atuar como docente nas instituições de ensino em que a disciplina é ofertada nas modalidades presencial e/ou a distância. Esse profissional também é preparado para pesquisar fenômenos naturais e propor soluções a problemas físicos, experimentais ou teóricos. Além disso, como um licenciado é portador de um título superior e pode continuar seus estudos em nível de especialização, mestrado e doutorado.

O profissional licenciado em Física recebe uma formação ampla. A organização da estrutura curricular do curso contempla disciplinas de Física (Mecânica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Óptica, Mecânica Quântica, Relatividade, Eletricidade, Mecânica Clássica, Laboratório avançado, Física nuclear e de partículas e História da Física) de Matemática (Cálculo, Geometria e Equações Diferenciais), de Educação (Didática do ensino de Física, Informática no Ensino de Física, Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais, Filosofia da Educação e da Ciência, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino e Estágio Curricular Supervisionado), Trabalho de Conclusão de Curso, dentre outras, de forma que, ao concluir o curso, ele terá uma formação consistente em Física e em Educação.

A área de atuação deste profissional é bastante ampla, podendo desenvolver atividades na docência, trabalhar em instituições de ensino de nível médio e superior, privadas e públicas. Os físicos vêm cada vez mais ganhando espaço em indústrias e na área de metrologia. Também é crescente o número de concursos públicos para contratação de físicos em empresas estatais, na área de perícia policial e em outras áreas vinculadas aos poderes executivo e judiciário para os quais é exigido curso superior relacionado.

O Curso de Licenciatura em Física terá no mínimo 09 (nove) e no máximo 13 (treze) semestres de duração, conforme a legislação pertinente.



Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: NTI/DEAD