Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

Licenciatura em Ciências Biológicas

Apresentação


ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BIÓLOGO

O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Analisa as relações entre os diversos seres vivos, a relação entre eles e deles com meio ambiente. O profissional graduado em Ciências Biológicas recebe uma formação ampla, desde a complexidade da origem dos seres vivos,  o comportamento dos organismos e a sua espécie, compreendendo também, as suas interações uns com os outros e com o meio ambiente em que habitam.

Dentre as áreas de estudo do biólogo estão a Ecologia (estudo das interações entre os seres vivos e o meio onde vivem); a Genética (estudo da hereditariedade, ou seja, transferência, de geração em geração das informações contidas nos genes); a Anatomia (estudo das estruturas e sistemas do corpo humano e de demais animais); a Botânica (estudo das plantas); a Biologia Celular (estudo das células dos seres vivos); a Embriologia (estudo da formação dos órgãos e sistemas complexos dos animais); a Farmacologia (desenvolvimento de medicamentos), além de muitos outros campos, incluindo a área de saúde. Compõem a integralização curricular as disciplinas de Ecologia dos Ecossistemas, Bases de Biogeografia, Biologia Molecular e Biotecnologia, Elementos da Anatomia Humana, Biologia do Desenvolvimento e Microbiologia Geral.

O mercado de trabalho para a atuação profissional do biólogo é bastante ampla, podendo desenvolver atividades ligadas aos Institutos de Pesquisa, Empresas Públicas e Privadas, Indústrias (de alimentos, de fertilizantes, de biocidas, de laticínios e de produtos farmacêuticos), além de Hospitais e Laboratórios (clínicos, anatomopatológicos, radiológicos), Clínicas de Reprodução Assistida, Reservas Ambientais, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, Entidades de Reflorestamento e ONGs (Organização não Governamental). Dentro dos museus, o biólogo também desenvolve seu trabalho em Herbários (conjunto de espécies vegetais que, prensados e secos, são dispostos segundo a sequência de uma classificação taxonômica), Biotérios (viveiros e animais empregados em experiências de laboratório), Jardins Zoológicos e Botânicos.

Como professor, esse profissional trabalha em instituições de ensino fundamental, médio e superior, atuando em sala de aula, coordenando laboratórios das escolas, organizando feira de ciências, além de realizar pesquisas na área de ensino de Ciências e Biologia. É importante ressaltar as novas áreas de atuação do profissional Licenciado em Ciências Biológica que são o Ecoturismo (segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas), elaboração de Relatório de Impacto Ambiental - RIMA - (relatório técnico que avalia as consequências para o ambiente em decorrência de um determinado projeto, nele encontram-se identificados e avaliados de forma imparcial e meramente técnica os impactos que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresentar medidas mitigadoras) e a Biotecnologia (uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços). Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros, a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas terá no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) semestres de duração, conforme a legislação pertinente.



Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: NTI/DEAD