Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

OPORTUNIDADE

Unemat abre inscrições para monitores voluntários em disciplinas da graduação


26/02/2024 12:34:00
Por Antonia Alves - Assessoria de Gestão de Políticas Educacionais (PROEG)

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos (Unemat) publicou o edital para a seleção de monitores voluntários que irão atuar em componentes curriculares da graduação nas vagas ofertadas pelos professores responsáveis. O Edital nº 001/2024 da Monitoria Voluntária contempla os dois períodos letivos e será realizado por meio de fluxo contínuo e descentralizado com aprovação do Colegiado de Curso.

A comunidade acadêmica interessada no processo seletivo deve observar o cronograma do Edital nº 001/2024, os prazos e a documentação de cada etapa. Os professores responsáveis pelos componentes curriculares (disciplinas) têm até o dia 26 de fevereiro para solicitar a aprovação de até três vagas ao Colegiado de Curso para cada componente. A divulgação de todas as etapas do certame será feita pela coordenação de curso nos canais oficiais de comunicação com os estudantes.

A inscrição dos candidatos deverá ser feita entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março junto ao professor responsável pela disciplina, e a seleção será realizada entre os dias 6 e 11 de março, conforme orientações do curso e dos professores responsáveis. Após a divulgação do resultado preliminar no dia 18 de março, o candidato poderá fazer interposição de recurso contra este resultado, justificando sua fundamentação com fatos.

O resultado final será publicado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), na página da Monitoria Voluntária, no dia 22 de março, quando o candidato aprovado será convocado. Após este resultado, a coordenação de curso também irá fazer a convocação do monitor voluntário para elaborar seu plano de trabalho junto ao professor orientador durante a vigência de suas atividades.

Como se trata de um edital de fluxo contínuo, novas solicitações por parte dos professores responsáveis por componentes curriculares e a inscrição de novos candidatos à monitoria poderão acontecer junto ao colegiado de curso.

Por meio da Assessoria de Gestão de Políticas Educacionais (APE), a Proeg acompanha todas as etapas junto às coordenações de curso. Os professores e estudantes encontram o edital principal e os editais complementares na aba do processo seletivo 'Editais 2024 - MV', referente ao Edital nº 001/2024, e em 'Documentos' onde constam 12 anexos e a Orientação Técnica nº 3, na página da Monitoria Voluntária.

A Monitoria Voluntária traz benefícios tanto para os monitores e professores orientadores quanto para o aprendizado dos demais estudantes da turma que contam com um apoio extra para sua aprendizagem. Confira no vídeo os depoimentos do professor Érico Martins, do Câmpus de Sinop, e da professora Silkiane Capeleto e da estudante Melissa, do Câmpus de Diamantino.

consulta pública sobre Monitoria Voluntária, realizada em 2023, foi uma oportunidade para a comunidade acadêmica refletir a experiência com o programa e o modo como a monitoria contribui diretamente na qualidade do ensino e nos processos de aprendizagens dos estudantes.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

 





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD