Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

ASSUNTOS ESTUDANTIS

Período de inscrições para os auxílios Alimentação e Moradia inicia dia 19 de fevereiro


07/02/2024 14:28:00
Por Hemilia Maia
Foto por: (Foto: Design)

Começa dia 19 de fevereiro o período de inscrições para os auxílios Alimentação e Moradia, concedidos pela Universidade do Estado de Mato Grosso, aos seus alunos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os 860 auxílios disponibilizados são distribuídos igualmente entre Alimentação e Moradia, com 430 ofertas cada. Os auxílios financeiros para complementação das despesas alimentares e de moradia, respectivamente de 300 e 400 reais, serão concedidos mensalmente de maio a dezembro de 2024. Os auxílios têm o objetivo de assegurar auxílio financeiro para complementação com despesas alimentícias e de moradia.

 

As inscrições seguem até o dia 8 de março e são realizadas exclusivamente dentro do perfil do aluno no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para se inscrever o candidato deve preencher o questionário socioeconômico, anexar a documentação solicitada e confirmar a inscrição.

Podem concorrer ao Auxílio Alimentação os alunos de graduação presencial ou EaD e ao Auxílio Moradia apenas os de graduação presencial que residam fora do domicílio de seus pais ou responsáveis. A exceção são os alunos de cursos na modalidade Parceladas, com etapas presenciais nos meses de janeiro e julho, que não podem concorrer ao Auxílio Moradia.  

Entre as exigências para concorrer aos auxílios estão possuir renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio, não possuir vínculo empregatício e não residir em moradia estudantil. O mesmo candidato pode pedir os dois auxílios quando não possuir qualquer outra modalidade de bolsa remunerada, em caso contrário, só é possível concorrer a uma delas. Não podem participar deste edital estudantes que possuem bolsa estágio, que reprovaram por falta em 25% ou mais no ano de 2023 e dos cursos que ofertam alimentação e/ou alojamento.

O processo de seleção ocorre em três etapas. A primeira: Preenchimento do Formulário Socioesconômico, a segunda: Entrega de documentação comprobatória pelos estudantes convocados e a terceira: Entrevista.

A distribuição dos auxílios aos estudantes das unidades administrativas da Unemat foi dividida proporcionalmente ao número de estudantes matriculados nos câmpus universitários, núcleos pedagógicos e na educação à distância. A tabela está disponível para consulta no edital. Os auxílios não preenchidos em determinada unidade administrativa serão remanejados, respeitando a sua natureza.

O resultado final será publicado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) por meio de edital complementar em 29 de abril, em unemat.br/site/ba. Será considerado “Aprovado” o estudante que obtiver maior pontuação, dentro do número de auxílios disponíveis por unidade administrativa. Será considerado “Classificado” o estudante que preencher os critérios da seleção com pontuação menor que as do número de auxílios disponíveis. O estudante classificado participará de um cadastro de reserva, podendo ser convocado nos casos de vacância e ou auxílios remanescentes. Já o candidato que não cumprir e/ou não atender as exigências do edital será considerado “Desclassificado”.

A convocação dos aprovados para assinatura e entrega do termo de compromisso e recibo será de 29 a 30 de abril, em primeira convocação, e em maio, em segunda convocação.

Edital nº 001/2024 – Unemat/Prae

Maiores informações por meio do email: prae@unemat.br

 

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD