Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

UNEMAT INICIA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Alunos, professores, técnicos e gestores tem até 5 de março para avaliar a Universidade


15/12/2023 18:21:00
Por Hemília Maia e Danielle Tavares

Os questionários de coleta de dados da autoavaliação institucional da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão disponíveis, a partir desta quinta-feira (14.12), a todos os membros da comunidade acadêmica. O questionário de coleta de dados é o principal instrumento de autoavaliação. Ao responder o questionário, o participante ajuda na identificação de pontos positivos e de pontos a serem melhorados na Universidade.

 

Os questionários ficarão disponíveis até 5 de março de 2024, para que alunos, professores, técnicos e gestores avaliem o período que compreende os anos de 2021, 2022 e 2023.

Dimensões e eixos avaliados

 

Os formulários de coleta de dados foram atualizados e estão organizados em sete tópicos. Os cinco primeiros contemplam as dez dimensões dispostas no art. 3° da Lei N° 10.861, que institui o Sinaes. Em relação às dez dimensões, os cinco primeiros eixos estão assim organizados:

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional

Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição

Eixo 3: Políticas Acadêmicas

Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão

Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade

Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes

Eixo 4: Políticas de Gestão

Dimensão 5: Políticas de Pessoal

Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição

 

Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira

Eixo 5: Infraestrutura Física

Dimensão 7: Infraestrutura Física

Eixo 6: Avaliação do ensino, em que docentes e discentes respondem o formulário de cada disciplina ministrada ou cursada no semestre letivo. Neste eixo, docentes e discentes respondem às mesmas questões.

Novidade da avaliação deste ano é que os respondentes avaliarão aspectos correspondentes ao contexto pandêmico. Alunos e professores de cursos de oferta contínua avaliarão “aspectos do processo de aprendizagem impactados pela pandemia”, enquanto os técnicos administrativos emitirão opinião sobre “aspectos do desenvolvimento das atividades administrativas impactados pela pandemia”.

Autoavaliação na Unemat

 

A Autoavaliação Institucional é organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e é fundamentada nas dimensões delineadas pelo Sistema Nacional de Educação Superior (Sinaes) (Lei nº. 10.851/2004) que tem como objetivo assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX, da Lei nº. 9.394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1996.

A Unemat concebe a Avaliação Institucional como instrumento que orienta suas ações. A avaliação deve contribuir para a construção do autoconhecimento institucional.

Avaliamos para conhecer a realidade e detectar o que pode ser melhorado, no sentido da construção e não da punição. O processo de avaliação deve ser desenvolvido de forma participativa e os seus resultados devem servir como instrumento para o planejamento e replanejamento das ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Para isso, é necessário criar espaços de discussão, possibilitando o envolvimento de todos os professores, alunos, funcionários, gestores, setores e instâncias institucionais.

 

ENTREVISTA

Em entrevista com o coordenador da CPA, Lucio José Dutra Lord, ele explica o que é, para que serve e como é realizada a autoavaliação institucional da Unemat.

 

O que é a autoavaliação institucional?

“A autoavaliação institucional tem esse nome para diferenciá-la das avaliações externas sobre a Universidade e é etapa obrigatória a ser desenvolvida pelas Instituições de Educação Superior nos termos da Lei n.10.861 de 2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes. Na autoavaliação os estudantes, professores e técnicos administrativos avaliam os serviços da Unemat, os espaços físicos, as experiências de ensino e as condições de estudo e trabalho”.

Para que serve a autoavaliação?

“A autoavaliação é referência para que a Unemat desenvolva ações de melhoria do serviço educacional, e isso engloba vários aspectos das suas ações. Ao participar respondendo o questionário, a comunidade acadêmica auxilia na construção dos caminhos que a Universidade deve trilhar nos próximos ano”.  

Como é realizada a autoavaliação?

A autoavaliação é realizada de modo contínuo e conduzida pela Comissão Própria de Avaliação a CPA. Os dados do questionário da autoavaliação complementam outras duas etapas do ciclo de autoavaliação, uma já desenvolvida em 2022, como projeto de autoavaliação, e outra que será realizada ao longo de 2024, com conclusão em março de 2025, momento em que se reinicia o ciclo avaliativo. A autoavaliação institucional por meio do questionário contempla os cinco eixos e dez dimensões estabelecidas pela Lei da Sinaes.

 

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

 





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD