Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Universidade Aberta do Brasil alcança a excelência


01/12/2023 17:23:00
Por (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)

Hoje, 27 de novembro, é o Dia Nacional da Educação a Distância (EaD), e a CAPES tem muito a ver com isso. Desde 2007, a Fundação tem a missão de elevar a qualidade da formação de professores para a educação básica. Naquele ano, a CAPES assumiu a administração da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma rede de instituições de educação superior que ofertam cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnológicos em modalidade remota. Desde então, a UAB se consolidou como uma referência na formação docente.

“A modalidade EaD não apenas amplia o acesso, mas também se torna uma ferramenta valiosa para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, diz Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da CAPES, responsável pela gestão da UAB.

Os cursos de graduação ofertados pelo Sistema UAB passam pelos mesmos procedimentos regulatórios dos cursos presenciais, inclusive a avaliação de qualidade da formação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em 2021, foi a vez dos cursos de licenciatura, que passam por avaliação a cada 3 anos.

 

Imagem: Professora Angelita Hentges, do IFSul (Arquivo pessoal)

Neste ciclo, vários cursos EaD ofertados pelas instituições integrantes do Sistema UAB obtiveram conceitos positivos e ótimos resultados no Enade. É o caso das licenciaturas em Pedagogia do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), e em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que alcançaram o conceito 5, a nota mais elevada.

“Creio que a gestão colegiada das decisões para atendimento ao aluno foi fundamental para o sucesso. Chama a atenção que vários alunos já estavam concursados antes mesmo de terminar o curso”, conta a professora Angelita Hentges, do IFSul.

Por ocasião desta data de celebração, a diretora Suzana Gomes parabeniza a todos os envolvidos na UAB. “Neste dia especial, reconhecemos o esforço coletivo de cada Coordenador UAB, Coordenador de Polo, professores, tutores, assistentes à docência, e todos os demais envolvidos nesse nobre compromisso com a educação, que tem impacto direto na formação de cidadãos capazes de transformar realidades”, diz a gestora.

A comemoração do dia Nacional da Educação a Distância teve início em 2018, após a sanção de uma lei pela Presidência da República.

Universidade Aberta do Brasil
Criado em 2006, o Sistema UAB é integrado por 140 instituições públicas de ensino superior (Ipes) e 970 polos (unidades de ensino) localizados em 850 municípios e distribuídos por todas as regiões e estados do Brasil. Os polos são mantidos em parceria com municípios, estados e Ipes.

Em 17 anos de existência, a UAB já formou 221.178 alunos, sendo 107.743 em cursos de licenciatura. Atualmente, 103.840 alunos encontram-se ativos, sendo 69.873 em cursos de licenciatura, 8.684 em bacharelados, 1.917 em cursos de tecnólogos e 23.366 em especializações lato sensu.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD