Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

REVISTA

Formação de professores é o tema da nova CAPES em Foco


27/07/2023 14:28:00
Por (Brasília – Redação CCS/CAPES)

As ações voltadas para a formação de professores para a educação básica são o tema da quarta edição da CAPES em Foco. A revista tem 60 páginas, com 17 reportagens que explicam o funcionamento de Programas no Brasil e no exterior. O lançamento da publicação ocorreu no estande da Fundação na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba, nesta terça-feira, 25 de julho.

Na abertura da revista, Camilo Santana, ministro da Educação, afirma que o futuro dos cidadãos do País está intimamente ligado a uma base de qualidade. “Não há como construir boas escolas sem que haja a formação de bons professores”. Sua fala destaca o maior reajuste de bolsas dado pelo governo exatamente para a iniciação à docência: 75%. Com isso, os beneficiários dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP) passaram a receber mensalidade de R$700, e não mais R$400.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, dá uma visão geral do trabalho da Fundação na qualificação de profissionais para a educação básica. Além do Pibid e do RP, a gestora cita os Programas Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor) e de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), além do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Residência Docente, nova ação destinada a facilitar o ingresso de professores recém-licenciados no mercado. “Por meio da atuação dedicada de professores cada vez mais capacitados e motivados, teremos alunos formados com maior qualidade e com muito mais chances de chegar ao topo da trajetória acadêmica e científica”, diz. 

Já a equipe de reportagem aborda temas variados, como o poder de um diploma e o fato de a UAB chegar aonde o Brasil mais precisa. Os textos explicam a importância do maior sistema de indução da educação a distância do governo federal na democratização do acesso ao ensino superior e na formação inicial e continuada de professores para a educação básica. A luta contra a discriminação racial, a valorização do ensino de Ciências e a união entre teoria e prática na sala de aula, também aparecem, assim como a capacitação profissional no exterior e a volta da Plataforma Freire.

No momento em que  os investimentos em educação e ciência retornam, a CAPES deseja a todos uma boa leitura.

Sobre a CAPES em Foco
A revista CAPES em Foco trata, a cada edição, de temas prioritários para a educação e a ciência brasileiras. A primeira foi lançada durante a pandemia e abordou os projetos de enfrentamento à COVID-19 e outras doenças financiados pelo Programa de Combate a Epidemias. Na segunda, a atenção se voltou para a redução das desigualdades do País pela pós-graduação, com reportagens sobre o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal. A terceira traçou um histórico dos mais de 70 anos da Fundação. Agora, é  a vez da formação de professores para a educação básica, nada menos que a principal missão admitida pela CAPES no século 21.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Montagem com uma imagem ilustrativa e a capa da 4ª edição da Revista CAPES em Foco (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD