Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

CAPES pagará atividades de avaliação realizadas a distância


26/06/2023 13:23:00
Por (Brasília – Redação CCS/CAPES)

A CAPES tornou permanente a possibilidade de pagamento de auxílio para atividades de avaliação realizadas a distância. A Portaria nº 114/2023, publicada na edição desta sexta-feira, 23 de junho, do Diário Oficial da União estabelece que, a partir de 1º de julho, a Fundação remunerará o trabalho remoto de consultores, mesmo sem as restrições impostas pela pandemia da COVID-19.

O documento leva em conta a experiência forçada pelo distanciamento social estabelecido durante o auge da disseminação do novo coronavírus, em 2020 e 2021. Na ocasião, se fez necessário flexibilizar a atuação dos consultores e permitir os pagamentos para a atuação a distância. A Fundação entende que a situação deve permanecer porque o trabalho remoto trouxe resultados.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, diz que a continuidade dos pagamentos a distância “valoriza a atuação de pessoas que a CAPES procura para trabalhar nos ciclos avaliativos” e “facilita a disponibilidade de profissionais com agendas cheias e muitas vezes impossibilitados de viajar até Brasília”. A medida traz economia aos cofres públicos, ao se reduzir a emissão de passagens e diárias.

Há de se reiterar, no entanto, que o trabalho remoto não veio para substituir as atividades presenciais, mas complementá-las. A CAPES continua a receber a comunidade acadêmico-científica, consultores ad hoc e demais colaboradores na sede da Fundação, em Brasília. A medida serve para dinamizar os processos de avaliação da Fundação.

Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Montagem de imagem ilustrativa e logotipo do programa (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD