Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

UNEMAT PODE OFERTAR 3000 VAGAS EM 2017 NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

Unemat pode ofertar 3000 vagas em 2017 na modalidade de ensino a distância


22/08/2016 13:37:00
Por Hemilia Maia

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está entre as instituições públicas de ensino superior (Ipes) integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que apresentaram propostas ao Edital nº75 de 2014. A previsão é que a Unemat oferte, entre cursos novos e já ofertados, 17 cursos, nos 20 polos de apoio presencial onde atua. Serão cerca de 3000 vagas financiadas pela UAB e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2017.

A professora Nilce Maria da Silva, diretora de Gestão de Educação a Distância e Coordenadora da UAB/Unemat participou na sexta-feira (19), em Cuiabá, de reunião com os representantes das Ipes do Estado de Mato Grosso para dar continuidade as discussões iniciadas junto aos polos para planejamento de demanda e oferta dos cursos. “Os Projetos Pedagógicos de Curso ainda passarão por análise e aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unemat”, lembrou Nilce Silva.

Cada turma dos cursos online com etapas presenciais de avaliação comportam 50 alunos e o programa federal de educação a distância uma gama de envolvidos. A infraestrutura dos polos é de responsabilidade dos municípios. Às Ipes, como é o caso da Unemat, cabe a gestão da oferta desde o processo de seleção (vestibular), matrícula, acompanhamento administrativo e pedagógico dos cursos, acompanhamento da vida acadêmica dos alunos, aos diplomas e certificados. Já o custeio dos cursos quanto pagamento de bolsas aos professores e tutores é de responsabilidade da UAB/Capes sob gestão da Coordenação UAB/Unemat.

20 polos – Água Boa, Alto Araguaia, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Colíder, Comodoro, Diamantino, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Juína, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Sapezal, Sorriso e Vila Rica.

Cursos em reoferta – Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Pedagogia. Bacharelado em Administração Pública. Especialização em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal.

Novos cursos – Licenciatura em Artes Visuais, Geografia, História e Matemática. Bacharelado em Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Turismo. Especialização em: Educação a distância, Gestão Universitária, Gestão Escolar, Informática na Educação e Saberes e práticas na Educação Infantil.

UAB - Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD