Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

IMORTAL

Fundadora da Unemat toma posse na Academia Mato-grossense de Letras amanhã


01/06/2015 17:09:00
Por Nataniel Zanferrari

Uma noite cheia de emoção: assim pode ser resumida a noite da última sexta-feira (29), que ficou marcada pela posse na Academia Mato-grossense de Letras (AML) da professora Olga Maria Castrillon Mendes.

Professora Olga é uma das fundadoras do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), célula embrionária da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A professora foi eleita em fevereiro para ocupar a Cadeira Nº 15, a mesma que já foi ocupada pelo seu pai, o professor Natalino Ferreira Mendes, que faleceu em 2011, aos 87 anos, e desde então estava vaga. O patrono da cadeira é o bacharel em Direito, Joaquim Mendes Malheiros, nascido em Cuiabá, em 30 de março de 1830.

A professora Olga Castrillon lembra que esse é um momento singular na Academia Mato-grossense de Letras, que vem se renovando e dando espaços para pessoas além de Cuiabá, proporcionando uma pluralidade de olhares. “A Academia é mato-grossense”, destaca a cacerense.

Na cerimônia, a mesa de honra foi composta pelo presidente da AML, Eduardo Moreira Leite Mahon, e pelo secretário da Academia, Fernando Tadeu de Miranda Borges, além da diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Unemat, professora Maria do Socorro de Souza Araújo, representando a Instituição. Olga Castrillon Mendes, viúva do antecessor e mãe da empossada, também teve lugar na mesa de honra.

A mais nova membro da AML foi conduzia ao salão pelos acadêmicos Benedito Pereira do Nascimento, Elizabeth Madureira Siqueira e Nilza Queiroz Freire. O discurso de saudação à empossada foi realizado pelo acadêmico Moisés Mendes Martins Junior. Na posse, professora Olga recebeu a pelerine do acadêmico José Cidalino Carrara e o diploma das mãos do presidente da Academia, Eduardo Mahon.

A viúva de Natalino Ferreira Mendes e mãe de Olga Maria também foi homenageada: o acadêmico Ubiratã Nascente Alves entregou um ramalhete de flores para Olga, a mãe.

Sandoval Vieira de Araújo, esposo da empossada, também recebeu um ramalhete de flores, das mãos da acadêmica e professora da Unemat, Marta Helena Cocco.

A cerimônia se encerrou com a leitura do poema ‘Pássaro Vim-Vim’, de autoria de Natalino Ferreira Mendes, interpretado por Edson Flávio, seguido do discurso de posse de Olga Maria Castrillon Mendes.

A Academia de Letras é composta por 40 membros e foi fundada em 1921, como Centro Mato-grossense de Letras.

 

A imortal

Olga Castrillon Mendes é uma das fundadoras do Iesc, em 1981, e foi a quarta diretora do Instituto que deu origem à Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é professora do curso de Letras do Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, além de integrar o Centro de Pesquisa em Literatura da Unemat e o Grupo de Estudos Literários e Cultura de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Olga é a terceira docente da Unemat a se tornar imortal da AML, ao lado de Agnaldo Rodrigues da Silva e Marta Helena Cocco. A Universidade comemora o feito de que, em menos de um ano, três de seus professores foram eleitos para a Academia de Letras.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD