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Saberes e Práticas na Educação Infantil

Apresentação


 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - Saberes e Práticas na Educação Infantil

 

CARGA HORÁRIA: 360H

PERÍODO DE DURAÇÃO: 18 meses

DATA DE INÍCIO: 16/10/2017

DATA DE TÉRMINO: 16/04/2019

Vagas: 250 - sendo 50 em cada Pólo.

Público Alvo: Professores da Educação Básica

Elaboração do projeto: Profª Ms. Ana Sebastiana Monteiro Ribeiro

 

Objetivo Geral

Contribuir para o processo de formação profissional no que se refere ao domínio de teorias atuais, conteúdos e métodos aplicáveis à educação infantil, bem como revisitar outras que instiguem uma cultura científica nesse campo do saber, de modo a desenvolver competências e habilidades para o trabalho docente e a pesquisa na Educação Infantil.

 

O curso será desenvolvido a partir de dois momentos essenciais:

 

- Momentos presenciais:

Serão realizados nos polos de apoio presenciais com a mediação de um Tutor presencial, assim, estes polos deverão garantir espaços equipados de forma que permitam a interação, constante reflexão, atividades práticas, debates, avaliação dos conteúdos e o encaminhamento aos estudos independentes. Também poderá ser utilizada a vídeo conferência ou web conferência com os professores e/ou Tutores a distância.

 

- Momentos não presenciais:

Organização das disciplinas, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para dar suporte ao processo ensino-aprendizagem, será adotado o modelo de tutoria, no qual os participantes são estimulados pelos professores e tutores a interagirem através das ferramentas de comunicação disponíveis no AVA na Plataforma Moodle, tais como chats, fóruns, seminários, web-conferência, atendimento virtual, dentre outros. As aulas cursadas virtualmente permanecerão disponíveis no AVA durante todo o curso, com a finalidade de oferecer suporte a consultas posteriores.

 

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

O estudante será avaliado em três situações distintas, tais como:

·      Participação nas disciplinas disponibilizadas no AVA e ao desenvolverem as atividades propostas;

·      Envolvimento nos encontros presenciais, realizados no polo;

·      Ao final do curso com a elaboração e apresentação do TCC.

A avaliação poderá se dar por meio de atividades avaliativas em grupo ou individualmente, realizadas no decorrer de cada disciplina, de acordo com a sua natureza e seus objetivos, tais como:

  • Atividades Avaliativas no AVA (a distância);
  • Atividade Avaliativa Presencial;
  • Participação em Fóruns Avaliativos no AVA;
  • Desenvolvimento de Seminários;
  • Elaboração de Projetos;
  • Construção de Artigos Científicos;
  • Elaboração e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Será considerado aprovado o estudante que:

  • Obtiver aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento), aferido na media das atividades de avaliação, em cada disciplina;
  • For aprovado no trabalho de conclusão do curso, com aproveitamento mínimo de 7,0 pontos de média.

O professor deverá realizar 02 avaliações, sendo uma a distância e a outra presencial.

A avaliação presencial corresponderá 60% da nota.

 

- Trabalho de Conclusão de Curso:

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é componente curricular obrigatório para a obtenção do título de Especialista. Corresponde a uma produção acadêmica que expresse as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno terá momentos de orientação e um semestre letivo destinado à elaboração da produção acadêmica. O aluno será orientado pelo docente orientador e pelos tutores da disciplina de TCC.

A Avaliação do TCC será realizada tanto durante a elaboração, pelo docente e pelos tutores, como na apresentação.

 

ESTRUTURA DAS DISCIPLINAS

a) Material Didático Básico: Textos de apoio ao estudo, por disciplina, organizados pelos integrantes da equipe, e ou materiais confeccionados por outras IES disponibilizados no SISUAB.

 

b) Material Didático Complementar: No decorrer do curso poderão ser adquiridos novos livros, conforme as sugestões dos professores que serão disponibilizados na biblioteca dos polos de apoio presencial. Serão indicados artigos de periódicos especializados, artigos de revistas e jornais, obras clássicas, virtuais para contribuir com acervo de instrumentos para o aprofundamento dos conhecimentos e discussões.

 

c) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Para comunicação entre os sujeitos e a disponibilização de materiais necessários ao desenvolvimento das disciplinas e TCC. A Internet será nesse curso, um dos principais veículos de comunicação.

 Por meio do ambiente virtual de aprendizagem têm-se várias ferramentas de interação que podem ser utilizadas conforme a dinâmica de cada disciplina.

Para o desenvolvimento do curso, a comunicação e troca de informações poderá ser realizada por meio do Moodle, uma plataforma de ambiente de aprendizagem a distância. Nesta plataforma conta-se com ferramentas que permitem a interação via online, chats, além de vários recursos para publicação de textos e de exercícios para os alunos. Além desses recursos, será utilizada a ferramenta chamada web conferência, para a comunicação entre professores, tutores e alunos, apresentação de trabalhos e desenvolvimento das disciplinas.

A disponibilização de material digitalizado, proposição de atividades, sugestão de leituras que serão disponibilizadas nas ferramentas especificas da plataforma.

Os alunos serão informados sobre a organização da especialização, tais informes, se referem à:

  • Realização de Estudo a distância;
  • Funcionamento do Polo;
  • Equipe multidisciplinar;
  • Organização e estrutura curricular;
  • Metodologias utilizadas no desenvolvimento do curso;
  • Materiais didáticos;
  • Formas de comunicação entre Tutores e estudantes;
  • Avaliação da aprendizagem;
  • Material audiovisual e web conferência.



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