Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

Pós em Gestão em Saúde

Apresentação


PÓS-GRADUAÇÃO  GESTÃO EM SAÚDE - ATUAÇÃO PROFISSIONAL

            O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão em Saúde contempla uma visão referente à gestão estratégica na área da saúde, englobando a preocupação em administrar, organizar e participar do processo que possa realizar-se com equilíbrio entre os objetivos e a execução dos interesses e também da necessidade no segmento em gestão. Também proporciona ao estudante a condição de lidar com a gestão dos serviços em saúde em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, gerais e especializadas, tais como hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de planos e seguros de saúde, secretarias e Ministério da Saúde, também com fornecedores, empresas ou indústrias, além de demonstrar quais são as necessidades específicas e individuais relacionadas ao funcionamento desses empreendimentos.
            O curso possui uma estrutura curricular composta por um conjunto de 14 disciplinas, abrangendo as três áreas de concentração e uma monografia ou artigo científico que revele domínio do tema escolhido, tratamento científico adequado e sua apreciação por uma banca examinadora. Os módulos encontram-se divididos em:

Módulo I: Introdução a Ead; Estado, Governo e Mercado; O Público e o Privado na Gestão Pública; Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro; O Estado e os Problemas Contemporâneos; Políticas Públicas e Metodologia de Pesquisa.

Módulo II: Políticas de Saúde; Fundamentos e diretrizes do SUS; Gestão de Vigilância em Saúde; Organização e Funcionamento do SUS; Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde; Gestão Logística em Saúde; Trabalho de Conclusão de Curso.

            O curso possibilita a compreensão das especificidades das organizações de saúde, no contexto das necessidades das populações e da área, com domínio da operacionalização e de aplicação de ferramentas de gestão, potencializando a eficiência e a eficácia das unidades de saúde, para atender às exigências e características da tipologia de organizações existentes.
            No tocante a atuação profissional, o curso prepara o estudante para desenvolver atividades em secretarias, hospitais públicos e privados, clínicas, operadoras de planos de saúde, laboratórios, farmácias e empresas ou indústrias que atuam em conjunto com o segmento da saúde em geral. Destina-se também, aos profissionais graduados em Farmácia, Biologia, Biomedicina, Medicina, Fisioterapia, Odontologia ou outras áreas das ciências da saúde, que buscam ter uma função executiva ou particular em serviços especializados da área da saúde.
            Portanto, o profissional que conclui o curso possui um panorama de mercado extenso, especialmente com o desenvolvimento técnico científico, a competitividade entre as diversas organizações e a preocupação com a qualidade da assistência médico-hospitalar, entre outros aliados à exigência de se preservar os princípios da ética e do respeito ao ser humano evidenciando a necessidade de profissionalização da gestão na área da saúde.

            O curso terá uma carga horária de 510 horas, com 270 horas no módulo básico e 240 horas no módulo específico e a duração de 18 meses, incluindo o cumprimento dos créditos e a elaboração da monografia.



Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: NTI/DEAD