Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

EQUIPE DEAD/UNEMAT PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O SEMESTRE 2019/2

Equipe DEAD/UNEMAT Promove Formação Continuada para o Semestre 2019/2


21/06/2019 15:51:00
Por Antônio Linkon

Como uma das etapas de preparação para o semestre 2019/2 a equipe da DEAD/UNEMAT tem promovido durante este mês de junho as formações de professores para atuarem do 5º semestre dos 12 cursos de graduação ofertados na modalidade a distância pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Os professores convocados pelo edital nº 004/2019 UNEMAT/PROEG/DEAD/UAB estão realizando as formações de forma presencial onde a primeira foi no último sábado 15/06 e a próxima será no dia 29/06 ou ainda tendo a possibilidade de realizar a formação pedagógica por webconferencia conforme agendado pelas coordenações do cursos.

Após as reuniões de formação todos os professores iniciam uma formação on-line mediada por tecnologias digitais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem que possui um conjunto de recursos síncronos e assíncronos para promover a interação.  

O curso on-line está dividido em 3 módulos, Módulo I – Apresentação dos aspectos administrativos, pedagógicos e organizacionais do respectivo curso em que o professor irá atuar. O Módulo II está composto pelo curso de Formação no MOODLE para professores, onde é apresentado o conteúdo em formato de texto e vídeo demonstrando as principais ferramentas utilizadas durante todo o processo de mediação do ensino-aprendizagem e ainda envolvendo a avaliação, o acesso a conteúdos digitais, organização da disciplina (sistema acadêmicos) e as boas práticas durante as gravações de aulas em estúdio.

De forma inédita na DEAD está sendo realizado neste módulo II um projeto piloto na qual foi adotada a metodologia ativa baseada na gamificação durante a sua elaboração.

Gamificação é originária do termo em inglês gamificationna qual refere-se a utilização de técnicas de jogos, seja de tabuleiros ou virtuais com o objetivo de engajar os participantes por intermédio de desafios e bonificações.

Por fim o módulo III contempla a parte de gestão de bolsas, onde o professor poderá ter maiores esclarecimentos sobre os procedimentos de preenchimento e do cadastramento das bolsas da UAB.


Galeria de fotos relacionado

Formação Continuada Semestre 2019/2





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD