Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

JAURU REALIZA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE 60 GRADUADOS PELA UNEMAT

Jauru realiza cerimônia de colação de 60 graduados pela Unemat


08/10/2018 17:03:00
Por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

No dia 5 de setembro o município de Jauru realizou cerimônia de colação de grau de 60 novos profissionais formados pela Unemat/UAB. A cerimônia foi realizada na Escola Estadual Francisco Salazar.

26 alunos receberam o título de bacharel em Administração Pública das mãos do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia Teixeira. O pró-reitor também concedeu o grau de licenciados a 34 alunos do curso de Ciências Biológicas.

Durante a cerimônia foi realizado um momento de silêncio pela memória do acadêmico Jeferson Heidan Silveira, que estaria colando grau com a turma de Administração Pública.

Os licenciados em Ciências Biológicas entregaram uma muda de ipê para os componentes da mesa de autoridades como homenagemJá os bacharéis em Administração Pública presentearam as autoridades com chocolates e canetas como lembranças e agradecimentos.

Em seu discurso, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia Teixeira, lembrou a magnitude e o alcance da Universidade no Estado. “A Unemat hoje atende direta e indiretamente 120 dos 141 municípios de Mato Grosso. São mais de 23 mil alunos”, informou o pró-reitor. “E vocês, alunos do ensino a distância, batam no peito e digam por aí afora que você é formado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, que quem assina o seu diploma é a Unemat. Levem isso com vocês”, pediu Fanaia.

O prefeito de Jauru, patrono da turma de Ciências Biológicas e homenageado da turma de Administração Pública, Pedro Ferreira de Souza, lembrou que este ano a Unemat completa 20 anos no município. “As conquistas não são fáceis. Não é obrigação do município ofertar ensino superior, mas escolhemos assumir esta responsabilidade. Jauru é o único município do Brasil com nove mil habitantes a ter um polo da UAB”, afirmou o prefeito.

O coordenador do Polo da UAB em Jauru, Roberto Lúcio Ferreira, agradeceu a parceria entre Unemat e município. “Mais uma vez podemos demonstrar aqui a importância da parceria do poder público com a Universidade na oferta do ensino superior no interior do estado de forma gratuita, possibilitando a oportunidade para estes alunos, que não podem realizar um curso presencial, de conquistarem seu diploma”, explicou Roberto.

O orador do curso de Ciências Biológicas, Jardhs Barbosa Portes da Silva, lembrou que foram quatro anos de muitas alegrias e algumas perdas. “Nossa turma se tornou um único organismo durante o curso, e os sentimentos de um, eram os sentimentos dos outros. Com isso as alegrias, as tristezas, as perdas e as vitórias de um, também foram dos outros”, disse o orador, emocionando os colegas. “Agradeço a dedicação de nossos professores e tutores e a todos que contribuíram de alguma forma para que chegássemos até aqui. Agradeço também à equipe da Unemat, pois foi graças a Deus e a todos vocês que o sonho de concluir a graduação se tornou realidade”, falou Jardhs.

O graduado Petronílio Ladeira da Silva foi quem proferiu o discurso como orador da turma de Administração Pública e lembrou que, há pouco tempo, a educação de nível superior era um privilégio para poucos, e isto traz a responsabilidade de retribuir o que lhes foi concedido. “Devemos desempenhar nossas funções com muita responsabilidade, da melhor maneira possível, sempre buscando a excelência e, assim, poderemos contribuir pra um País mais digno e sonhar com dias melhores e mais justos”, explicou Petronílio. “É isto que a sociedade espera de cada um de nós: podemos, sim, fazer a diferença, combater as injustiças e a desigualdade social, a corrupção e a falta de respeito pelos bem públicos”, proclamou o orador.

 

Wander Gonçalves Martins, agora administrador público, garante que sente orgulho por ter se graduado pelo ensino a distância. “Não é fácil, e conseguirmos isto é um grande orgulho, porque eu sempre tive vontade de entrar no meio público, e agora eu tenho uma oportunidade a mais por ter esta formação”, contou Wander. “Se não fosse a Unemat seria praticamente impossível hoje eu ser uma pessoa com uma graduação”, afirmou o formado.

Já a licenciada em Ciências Biológicas, Úrsula de Cássia Xavier, mostrou sua gratidão a todos envolvidos. “Graças a Deus nós conseguimos, foram muitas batalhas, muitas dificuldades, muitas perdas, mas nós persistimos e, com o auxílio dos tutores e professores, nós vencemos”, agradeceu Úrsula.

A mesa de autoridades foi composta pelo pró-reitor, Celso Fanaia Teixeira; pelo prefeito de Jauru, Pedro Ferreira de Souza; pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Leila Valderes de Souza Gattes; pelo coordenador do Polo da UAB em Jauru, Roberto Lúcio Ferreira; pela tutora presencial e paraninfa da turma de Ciências Biológicas, Tatiane Maria da Silva Dias; pela assessora pedagógica das escolas municipais e paraninfa da turma de Administração Pública, Creuza Lana do Nascimento; pelo presidente da Câmara Municipal, Wilson Ramos da Silva; pelo professor homenageado da turma de Ciências Biológicas, Gerciley Pereira da Rocha; e pelo homenageado da turma de Administração Pública, Everson Andrade dos Santos.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD