Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

MULHERES SÃO MAIORIA DURANTE COLAÇÃO DE GRAU EM DIAMANTINO

Mulheres são maioria durante colação de grau em Diamantino


08/10/2018 16:49:00
Por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

No dia 10 de agosto, 88 alunos da Unemat em Diamantino colaram grau durante as cerimônias presididas pela reitora Ana Di Renzo. O evento foi realizado no Villa dos Parecis em dois horários, às 14:30 e às 19:30. Chamou a atenção o número de formandas, 77% dos alunos eram do sexo feminino. Os cursos de licenciatura em Pedagogia (UAB/Unemat) e bacharelado em Enfermagem foram decisivos nessa diferença. A turma de licenciatura em Educação Física e os bacharelandos em Administração e Direito estavam mais próximos do equilíbrio.

A oradora Dulcinéia de Pinho Silva, do curso de Enfermagem resumiu em seu discurso o sentimento presente na fala dos demais colegas. “Fernando Pessoa que nos perdoe, mas encerrar ciclos não é nada fácil. Não como este. Tão intenso, cheio de vínculos de marcas, família e amigos. Diamantino será sempre o nosso lugar. A Unemat, nossa referência”, pontuou Dulcinéia, que escreveu o discurso com a formada Isabelle Reis.

Ainda que realmente seja difícil fechar ciclos, para alguns, ele finda com um certo alívio. Fabiano Francisco Lemes do Prado, do curso de Educação Física, que percorria 86 quilômetros entre Rosário Oeste, onde vive, e Diamantino disse que a formatura era a conclusão de muita luta e batalha enfrentada por ele e alguns colegas. “Mas, a conclusão é também uma despedida”, lamentou o jovem profissional. Os pais de Fabiano e seus dois irmãos prestigiaram a colação com orgulho estampado em seus sorrisos. “É uma grande conquista! Apesar de tudo, chegou ao final. Todos os dias ele tinha que pegar a BR e chegava em casa de madrugada, também virava noites estudando. Nós sentimos muito orgulho do Fabiano. Ele tem apenas 21 anos, já formou, trabalha, é muito esforçado e conclui tudo que inicia”, contou a mãe Fabiene Prado.

Mas nem todos percorrem BRs diariamente, há aqueles que encurtam distâncias por meio da internet e de computadores. A turma de Pedagogia de Diamantino é prova disso. “O ensino à distância é uma realidade na Unemat. O município entra com a estrutura, a Unemat com os professores e o Governo Federal com recursos de bolsas, custeio e manutenção”, citou o vice-reitor Ariel Lopes. E a reitora frisou que tudo começa no município: “É o prefeito que começa o polo, ele que oferta o espaço, que nos procura”.

Durante a solenidade o prefeito Eduardo Capistrano convidou os formandos a participarem do concurso público que será realizado pela prefeitura de Diamantino. De acordo com o prefeito o edital com 80 vagas será publicado em setembro com oportunidades para várias áreas, inclusive de nível superior como Enfermagem, Direito e Pedagogia. “Cada vez mais o nosso povo está se qualificando e é sabido que o curso superior melhora a qualidade de vida dos indivíduos e de seus familiares”, admitiu o prefeito. A reitora completou que um dia a Unemat também irá abrir edital de concurso em Diamantino, mas que essa é uma decisão que envolve o governo estadual.

Participaram da mesa de autoridades a reitora, Ana Di Renzo; o vice-reitor, Ariel Lopes; o diretor Político-pedagógico e Financeiro, Wilbum de Andrade Cardoso; o diretor de Unidade Regionalizada, Carlos Henrique Martins de Arruda; a diretora das Faculdades de Ciências da Saúde, Karina Nonato Mocheuti; os coordenadores dos cursos de Enfermagem Silkiane Machado Capeleto, de Educação Física, Juari Jose Regis, de Administração Marinalva Pereira dos Santos, de Direito Alessandro de Almeida Santana Souza; os prefeitos de Diamantino Eduardo Capistrano e de Santo Afonso, Afonso Joabe; a secretaria municipal de Educação e Cultura, Edith Vieira Vanni Penhavel Marmos e a coordenadora do Polo UAB/Diamantino, Carla Adriana Rossi Ramos.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD