Faça um Tour

Conheça os novos recursos disponíveis no Novo Portal da Dead.
Clique no botão abaixo para Iniciar o Tour!

ALTA FLORESTA, ALTO ARAGUAIA E NOVA MUTUM INICIAM COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DA UNEMAT

Alta Floresta, Alto Araguaia e Nova Mutum iniciam comemorações dos 40 anos da Unemat


09/05/2018 16:05:00
Por Karoline Benicio e Nataniel Zanferrari

Os Câmpus Universitários de Alta Floresta, Alto Araguaia e Nova Mutum iniciaram as comemorações dos 40 anos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Na tarde de segunda-feira passada (23) foi realizado o plantio de uma muda de árvore pelos calouros de Engenharia Florestal do Câmpus de Alta Floresta. A muda é da espécie Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-brasil, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari e tururi. A atividade foi coordenada pelo professor Rubens Rondon Neto.

Entre terça (24) e sexta-feira (27) o Câmpus de Alto Araguaia realizou a primeira etapa de comemoração aos 40 anos da Unemat, com exposição fotográfica e a Exposição do Conhecimento, abertas para apreciação do público externo no próprio câmpus. Uma comissão organizadora foi designada para cuidar da exposição fotográfica, enquanto a Exposição do Conhecimento foi realizada por bolsistas e voluntários dos projetos da Instituição.

As exposições foram visitadas por alunos, professores, técnicos e comunidade externa, além de professores e alunos das escolas municipais e estaduais tanto de Alto Araguaia quanto do município vizinho, Santa Rita do Araguaia, em Goiás.

Na exposição fotográfica foram apresentados registros de 1991 até os dias atuais, relembrando os momentos vividos nos 27 anos de história da Unemat no município. As fotografias antigas são do arquivo da Unemat e algumas foram disponibilizadas por professores e funcionários. Dos registros mais atuais, a grande maioria foi compartilhada através do Facebook com a hashtag #Unemat40Anos, uma campanha divulgada pela comissão organizadora na semana anterior a exposição.

Já a Exposição do Conhecimento demonstrou algumas atividades desenvolvidas dentro dos projetos e programas da Universidade. Seis escolas municipais e estaduais de ensino público e privado levaram seus alunos para visitar as exposições. Os bolsistas do Programa de Formação de Células Cooperativas (Programa Focco) desenvolveram dinâmicas com os alunos.

Entre segunda (23) e quarta-feira (25), o Câmpus de Nova Mutum também realizou a a exposição fotográfica e a Exposição do Conhecimento. Foram expostas fotos sobre a história da Unemat e do Câmpus, além de livros, dissertações e banners com produções científicas dos alunos, professores e técnicos.

As exposições foram visitadas por alunos do Colégio Militar, da Escola Hilda Strenger Ribeiro da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec) e Escola Estadual José Aparecido Ribeiro.

As coordenadoras dos cursos de Agronomia, Francielle Morelli Ferreira, e de Administração, Camyla Piran Stilgler Leitner, apresentaram os cursos para os alunos, falando sobre o mercado de trabalho e as formas de ingresso na instituição.

 

Alta Floresta

Criado legalmente em 1991, o Câmpus Universitário de Alta Floresta recebeu os primeiros acadêmicos em 1992, atendendo à população dos municípios do Norte do Estado, principalmente Carlinda, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta e Sinop. Atualmente, o câmpus oferta semestralmente vagas nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Florestal. Também abriga os mestrados de Biodiversidade e Agrossistemas Amazônicos e de Genética e Melhoramento de Plantas, desenvolvido junto com os câmpus de Cáceres e Tangará da Serra.

A unidade regional conta com três instalações físicas, sendo a Unidade I o local que abriga a administração central e os cursos de pós-graduação, na Unidade II localizam-se os cursos de graduação e a Secretaria Acadêmica, e a Unidade III sendo o Museu de História Natural.

 

Alto Araguaia

Criado em 1991, começou a oferecer o curso de Licenciatura em Letras para a população da região Sul do Estado em 1992. É a única instituição de Ensino Superior em um eixo de 200 quilômetros, no sentido Rondonópolis-Alto Araguaia, e vem atendendo os municípios circunvizinhos de Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca e Ribeirãozinho, além de Santa Rita do Araguaia, Goiás.

Atualmente, o câmpus conta com dois cursos, Letras e Ciência da Computação, além de turmas especiais de Direito e Pedagogia, e o curso de Jornalismo que até o semestre 2020/2 será totalmente transferido para o Câmpus de Tangará da Serra.

 

Nova Mutum

O Câmpus de Nova Mutum foi criado em dezembro de 2013, após o processo de transferência dos cursos e da infraestrutura da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova) para a Unemat. Oferta os cursos de Administração, Agronomia e Ciências Contábeis. A estrutura da Unemat atende a cidade de Nova Mutum e as cidades circunvizinhas.





Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD
Universidade Aberta do Brasil - UAB

Desenvolvidor por: TI/DEAD